Você está aqui:Home » Bem-Estar » A arte de dizer NÃO para se sentir bem

A arte de dizer NÃO para se sentir bem

A arte de dizer NÃO para se sentir bem
Share Button

Dizer “Não” é, para muitas pessoas, uma difícil tarefa. O medo de mostrar-se antipático, não-solicito, mal educado ou qualquer outro adjetivo negativo leva as pessoas a evitarem negar o que quer que seja, mesmo que isso implique assumir compromissos com os quais não se pode lidar.

Pelo medo de dizer “Não”, muitas vezes nos comprometemos a fazer coisas que não queremos de fato fazer.

Por exemplo, uma pessoa que evita comer determinado alimento não consegue dizer “Não” quando está sentada à mesa e lhe oferecem um pouco desse alimento.

Outros casos podem ainda ser pior. Existem pessoas que aceitam fazer tudo o que lhe pedem e acabam destinando boa parte de seu tempo a executar tarefas para os outros, deixando de cuidar de si mesmas. O resultado pode ser insatisfação, estresse e aquele sentimento de ter mais coisas para fazer do que se consegue dar conta.

Como evitar isso? Simplesmente negar tudo o que lhe pedem não é uma boa idéia. É preciso entender a arte de dizer “Não” para retirar de sua vida tudo aquilo que não é essencial. Isso pode ser tanto em relação a favores que lhe são pedidos, a materiais que você acha que precisa consumir mas que na verdade não necessita, a hábitos que você tem e que pode deixar de ter.

Dizer “Não”, por mais estranho que possa parecer, pode ser uma ferramenta libertadora e, quando bem usada, pode nos ajudar a nos sentirmos melhor.

Share Button

Deixe um comentário

Voltar para o topo