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Bom humor no trabalho

Bom humor no trabalho
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Por: Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva

Ainda hoje, muitas empresas acreditam que manter o funcionamento ansioso e estressado torna-o mais produtivo. A curto prazo, isto pode ser aparentemente verdadeiro, pois as pessoas correm contra o tempo e vivem em função daquela tarefa, em detrimento de quaisquer outros aspectos de sua vida. Estimular a competição entre funcionários tem o mesmo efeito, mas a longo prazo estas políticas podem se voltar contra a produtividade das empresas.
Trabalhadores submetidos a ambientes estressantes e chefias desagradáveis tendem, com o passar do tempo, a associar trabalho com desprazer e sofrimento e culpam a empresa pelo prejuízo em suas vidas pessoais, perdendo assim o senso de pertencimento e “time” que as empresas tanto cobram, mas não estimulam. Por outro lado, quem não gosta de ir a um determinado local onde poderá encontrar um ambiente mais leve, em que você pode rir e destacar o lado cômico de situações que seriam apenas trágicas e estressantes se não fossem permitidas serem vistas de outra forma? E por que o trabalho não pode ser este local?

Um ambiente de trabalho em que a pessoa pode permitir-se ser bem humorada na dose certa – sem ser taxada de displicente – é fundamental para aumento de produtividade e satisfação no trabalho. Empresas de consultoria no ramo recomendam que as empresas promovam atividades recreativas e sociais ou mesmo que tomem atitudes simples, como deixar revistas de humor e em quadrinhos na área do cafezinho da empresa – outro espaço fundamental para os funcionários confraternizarem e arejarem a mente por alguns instantes.

Uma empresa americana, conhecida por adotar políticas humanísticas no trato com seus funcionários, é a Southwest Airlines que, ao contrário de muitas outras, não tem parado de crescer desde o ano de sua fundação, em 1967. A Southwest parte da premissa simples de que com funcionários felizes seus clientes estarão satisfeitos. Nesta empresa, o potencial de bom humor do empregado é avaliado desde a fase de recrutamento e seleção, em que se pede que o candidato conte algum problema profissional que ele soube contornar com bom-humor.

Ambiente de trabalho em que falta humor e bons relacionamentos aumenta, em muito, a probabilidade de os funcionários desenvolverem doenças causadas por estresse, desde uma simples gripe até estados de depressão e ansiedade aguda. O estresse que as empresas equivocadamente consideram benéfico será multiplicador dos casos de absenteísmo mais tarde. Muitas pessoas deixam empregos em busca de outras colocações, procurando por maior qualidade de vida. Os prejuízos causados às empresas por elevada rotatividade de pessoal são bem conhecidos. Portanto, acumulam-se prejuízos de ordem financeira e produtiva.

O bom humor estimula a criatividade, a solidariedade e diminui a ansiedade. Através dele, funcionários podem vislumbrar saídas para questões complicadas pois tiram a “lente vermelha” da qual enxergam o assunto – e podem ser mais eficientes na tarefa de conquistar e manter o cliente. Claro que bom senso é fundamental e não se trata de fazer piada de tudo ou não levar nada à sério. Na verdade, bom humor no trabalho deve ajudar a não deixar-se dominar por raiva, ressentimento e temor, sentimentos que afloram em empresas dominadas pela “política do estresse”.

Se as pessoas precisam passar a maior parte de seus dias em seu ambiente de trabalho, convivendo com colegas, é melhor que este ambiente seja fraterno, estimulante, agradável e – por que não? – divertido.

Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva é médica psiquiatra, escritora e diretora da clínica Medicina do Comportamento – RJ e SP.

Fonte: : www.atmosferafeminina.com.br

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