Você está aqui:Home » Nutrição » Comer milho faz bem?

Comer milho faz bem?

Share Button

Estamos em junho e em várias partes do Brasil comemora-se o São João. Além do forró e dos fogos, uma das grandes estrelas dessa festa tipicamente nordestina é o milho. Com o milho faz-se pamonha, canjica (ou curau), munguzá, bolo e outros quitutes. Essas comidas fazem bem ou engordam demais?

O milho é um ceral natural e é muito utilizado por conta de suas propriedades nutricionais. É um dos alimentos mais nutritivos que existem, contendo quase todos os aminoácidos conhecidos, sendo exceções a lisina e o triptofano.

Apesar disso, seu uso indiscriminado – sobretudo do amido de milho – tem contribuído para alimentos industrializados que contém um número excessivo de carboidratos refinados. Consumidos em excesso, tais produtos causam acúmulo de gordura e outros malefícios para a saúde.

O segredo para o bom consumo de milho é, primeiro, nunca exagerar na dose. Segundo, procurar consumi-lo das formas mais naturais possíveis. Uma espiga de milho verde cozida ou assada, por exemplo, é preferível a uma lata em conversa. Uma pamonha feita em casa é melhor do que salgadinhos de milho industrializados.

Comendo com moderação, você pode aproveitar as delícias juninas e ainda assim manter a forma. Afinal, sentir-se bem também envolve participação cultural e um pouco de sabor na boca.

Share Button

comentários (6)

Deixe um comentário

Voltar para o topo