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Correr descalço é uma tendência que cresce a cada dia

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Tudo começou com pessoas que defendiam um contato maior com a natureza e um modo mais natural de se exercitar. Depois, veio uma pesquisa de Harvard e confirmou: correr descalço é melhor para os pés e faz as pessoas correrem mais rápido, com o tempo.

Os tênis de corrida – assim como qualquer outro sapato – deixam os pés imobilizados, o que acarreta perda de força. Quando se anda descalço, o pé tem que trabalhar mais e, consequentemente, se fortalece. O jeito como o pé atinge o solo também é diferente. Quando se corre de tênis, usa-se mais o calcanhar. Descalço, usa-se mais a parte frontal do pé. Veja como a pisada é diferente:

Claro que é preciso ter cuidado ao correr descalço, visto que o caminho pode conter objetos perfurantes, dejetos de animais, lixo, excesso de calor etc. A areia de praia é um dos melhores lugares para começar a se praticar, quando não estiver quente em demasia. Outra opção é o uso de calçados que imitam a corrida descalça: sapatilhas finas com separação entre os cinco dedos dos pés.

A pesquisa de Harvard – que recebeu críticas e afirmou não ser absolutamente conclusiva – recomenda que a transição seja feita de forma gradual, para evitar lesões. O pé precisa se fortalecer antes de ser mais exigido, como acontece com qualquer parte do corpo. Você experimentaria correr assim?

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