Você está aqui:Home » Saúde » Exame de sangue pode detectar câncer de mama

Exame de sangue pode detectar câncer de mama

Exame de sangue pode detectar câncer de mama
Share Button

EXAME DE SANGUE DO CÂNCER DE MAMA É PRECISO?

Um novo teste no mercado tem como objetivo detectar células cancerosas da mama, e testes similares como ele estão surgindo.

Mamografias são a única forma de detectar o câncer de mama?

Não é bem assim, mas não deixam de apontar, dizem os profissionais médico.

Os exames de sangue estão chegando ao mercado destinado a detectar câncer de mama em mulheres de alto risco, bem como sobreviventes. Mas os cientistas dizem que é muito cedo para saber se os testes podem ter um efeito sobre o tratamento do paciente e de sobrevivência.

Algumas empresas farmacêuticas internacionais, como a ClearID, que é produzido pela Cynvenio Biosystems, é um dos testes. Ele detecta células tumorais circulantes no sangue, que podem indicar se o câncer está presente antes de poder ser visto em um exame. Com um resultado positivo, uma mulher, então, buscar mais testes. Um resultado negativo não são sempre um indicador de que um paciente está livre da doença, diz o fabricante.

Matrix-Bio é outra empresa de avaliação de testes para câncer de mama. Seu teste VeraMarker foi licenciado pela Quest Diagnostics. O teste detecta biomarcadores no sangue.

É promissor este tipo de trabalho, mas eu não vejo a evidência do quanto ele realmente faz diferença“, disse o Dr. Len Lichtenfeld, vice-diretor médico da Sociedade Americana do Câncer. Ele não disse se o teste seria para melhorar os resultados dos pacientes.

A questão é saber se a detecção precoce dessas células faz a diferença … e eu não sei se ele faz ou não“, disse o Dr. Charles Shapiro, diretor de mama oncologia médica na Ohio State University Comprehensive Cancer Center.

Exames de sangue para câncer de mama são definitivamente um passo na direção certa, porém, dizem alguns.

Na medicina, é a direção em que estamos tentando ir“, disse Stephanie Bernik, chefe de oncologia cirúrgica no Lenox Hill Hospital, em Nova York. ”Precisamos ser capazes de detectar câncer … em um momento em que eles, espero, ser teoricamente curável.”

Dr. Lee Schwartzberg, assessor científico Cynvenio Biosystems, disse que a empresa não tem prova de que o teste é útil para pessoas sem sintomas – mais pesquisas são necessárias para fazer isso. O produto é comercializado a fim de dar aos pacientes paz de espírito, acrescenta.

Via: She Knows

Share Button

Deixe um comentário

Voltar para o topo