Você está aqui:Home » Atividade Física » Exercícios mal feitos podem ter efeito contrário ao desejado

Exercícios mal feitos podem ter efeito contrário ao desejado

Exercícios mal feitos podem ter efeito contrário ao desejado
Share Button

Todos sabemos que praticar exercícios fisícos regularmente é – junto com alimentação saudável e boas noites de sono – um dos pilares para uma vida com saúde plena. O detalhe é que não basta fazer qualquer exercício, é preciso praticá-los corretamente. Do contrário, o efeito pode ser contrário ao desejado.

Não estamos falando aqui do overtraining, ou excesso de exercícios, embora esse seja também um problema grave. O que queremos chamar a atenção é para pequenas incorreções na execução dos exercícios que passam desapercebidas no momento do treino, mas que podem gerar problemas no futuro.

Vamos tomar como exemplo o exercício mais simples que existe: caminhar. Desde pequeno nós sabemos caminhar, porém para praticar a caminhada como exercício físico é preciso tomar alguns cuidados. Há muita gente que caminha “marretando” o pé no chão, dando pisadas muito fortes, quando o certo é primeiro colocar o calcanhar no chão, rotar e aterrissar a planta do pé.

Na hora, um pé marretando o chão não causa problemas. Mas se a pessoa faz isso várias vezes por semana, durante meses (a prática contínua é fundamental para aproveitar os benefícios dos exercícios, pode começar a ter problemas e até mesmo microfraturas nos pés.

Existem casos bem piores, mas esse ilustra bem como uma má execução de exercício pode trazer prejuízos para nossa saúde. Para evitar isso, procure um profissional antes de começar qualquer exercício físico e estude bem como a execução deve ser feita. Existem milhares de livros e sites que podem ajudar. Conhecimento é fundamental para nos sentirmos bem.

Share Button

Deixe um comentário

Voltar para o topo