Você está aqui:Home » Bem-Estar » Hábitos perigosos na direção

Hábitos perigosos na direção

Hábitos perigosos na direção
Share Button

Aproximadamente 1.3 milhões de pessoas no mundo todo morrem em acidentes nas estradas, ele está no top 10 nas causas que mais matam.

Outros 20 a 50 milhões de pessoas sofrem acidentes que deixam com feridas e graves sequelas todos os anos.

Nesta época de carnaval, sabemos que notícias como esta são infelizmente comuns, portanto, siga algumas dicas para evitar entrar nas estatísticas:

1) Não dirija quando estiver cansado

Evite dirigir quando estiver cansado ou com sono. Os reflexos diminuem significativamente e as chances de dormir ao volante são grandes. Nestes casos, procure se locomover de taxi ou pedir carona a alguém que esteja desperto e disposto. Mas se você estiver ao volante de qualquer forma, tenha companhia que lhe ajude a ficar atento.

2) JAMAIS dirija alcoolizado

Dirigir sob influência de álcool ou drogas é muito perigoso. Estatísticas mostram que é a maior causa de acidentes nas estradas. O álcool impede um reflexo ágil nas habilidades exigidas para dirigir, então, pegue um taxi ok?

3) Exceder o limite de velocidade

Os limites de velocidade existem por várias razões. Vários estudos mostram que acidentes causados pela velocidade excedida causam os maiores danos. Não é apenas bom senso, mas pura física. Já sabemos disto quando aprendemos inércia na primeira lei de Newton.

4) Se distrair

Muitas pessoas usam seus telefones durante a condução, ou fazem outras coisas, como comer ou se maquiar. Essas distrações são perigosas, uma vez que eles tomam sua atenção e tiram o foco na estrada, onde ela deve pertencer. Vários estudos têm demonstrado que o cérebro humano não é multitarefa, concentra-se em apenas uma coisa de cada vez, assim se você está fazendo duas ou mais coisas ao mesmo tempo, a probabilidade de um acidente aumenta.

5) Dirigir em condições climáticas ruins

Já que falamos em excesso de velocidade, excesso de velocidade com o mau tempo é ainda mais perigoso. Se está chovendo, é imperativo que você dirija mais lentamente a fim de evitar acidentes, uma vez que uma superfície lisa retarda o seu tempo de frenagem e pode gerar no seu carro derrapagem e perda de controle.

6) Não usar cinto de segurança

Estudos descobriram que muitos acidentes ocorrem em velocidades baixas, perto de casa. Mesmo assim, se você está saindo para ir só até a padaria faça questão de colocar o cinto de segurança.

7) Dirigir de forma imprudente

Este é um hábito que tende a ser comum principalmente entre os jovens do sexo masculino. Excesso de velocidade, conduzir sem habilitação, trocar com frequência de pista e aceleração repentina são todos os hábitos de condução imprudente que colocam sua vida e de pessoas à sua volta em perigo.

8) Crianças no banco da frente

Se você tem filhos pequenos, evite deixá-los sentar com você na frente. Certifique-se de que eles se sentem no banco de trás, e na cadeirinha de acordo com a idade, que é a parte mais segura do carro, além de certifica-se do cinto de segurança.

Share Button

Deixe um comentário

Voltar para o topo