Você está aqui:Home » Atividade Física » Mantenha o sistema circulatório em dia

Mantenha o sistema circulatório em dia

Share Button

Sistema circulatórioSe as pessoas conseguissem ver como os alimentos gordurosos entopem suas veias, jamais devorariam um prato de batata-fritas com o prazer que o fazem. Principalmente se soubessem a dor que é enfrentar um infarto ou mesmo um acidente vascular cerebral.

Nosso sistema circulatório pode ser comparado ao encanamento de uma casa ou apartamento. Se um cano entope por conta do acúmulo de sujeira, a água pára de chegar até a torneira. O mesmo acontece com nossas veias. Placas de gordura vão se acumulando ao longo dos anos se comemos muita besteira e não praticamos exercícios físicos. Um dia, a veia entope de vez e aí o estrago está feito.

Para manter o sistema circulatório em dia, é preciso cuidar basicamente de dois pontos: alimentação e exercícios físicos. Primeiro é preciso deixar de comer alimentos excessivamente gordurosos. A melhor maneira de fazer isso é substituindo-os por alimentos saudáveis, como frutas, verduras, carnes brancas e cereais.

Depois, é preciso exercitar o sistema circulatório para que ele não perca o vigor. Isso é feito com a prática regular de atividades físicas, sobretudo as atividades aeróbicas, como caminhada, corrida, natação e ciclismo. Essa atividade precisa ser constante, ou seja, pelo menos quatro vezes na semana (isso significa que, durante uma semana, você mais se exercitou do que ficou parado, o que é um ótimo começo).

Antes de tudo, o ideal é consultar um nutricionista e fazer um check-up para medir níveis de colesterol e outros índices que podem ajudá-lo a ter um panorama geral da situação. Mas aja rápido, antes que um dos canos estoure.

Share Button

comentários (12)

Deixe um comentário

Voltar para o topo