Você está aqui:Home » Geral » Meditação transcendental

Meditação transcendental

Share Button

A vida de hoje em dia nos impõe horas de trabalho de mais, momentos de repouso e descanso de menos,  tensões e estresses variados.  Dessa maneira,  joga para baixo a nossa qualidade de vida, o nosso bem-estar e nos predispõe a doenças variadas.

Como buscar uma guinada nessa situação? Como ter felicidade?

Uma das ações, pode ser a prática da meditação.  Aqui no eumesintobem, já falamos sobre o assunto e sobre  algumas técnicas (Um sábio conselho para você se sentir bem Podcast Podsesentirbem – Meditação Vipassana Aprenda a praticar zazen, a meditação sentada dos budistas Como praticar meditação, sem misticismos)  e,  hoje, vamos descrever uma técnica que, de forma prática, simples e sem esforço oferece a qualquer pessoa uma a possibilidade de aquietar-se e de usufruir a vida de uma melhor maneira.

Maharishi Mahesh Yogi

Maharishi Mahesh Yogi introduziu a técnica no ocidente

A Meditação Transcendental ® (MT ®) é uma técnica que proporciona um descanso duas vezes mais profundo do que o sono profundo.  Com isso, ativa um mecanismo de auto-regeneração da fisiologia e contribui para eliminar tensões e estresses adquiridos durante anos de vida.

A MT deve ser praticada duas vezes ao dia, por 20 minutos.

Não se baseia em nenhuma religião e seus efeitos são comprovados por pesquisas científicas.
Você não precisa mudar seu estilo de vida para praticar a MT. O Objetivo da meditação é tornar suas atividades mais produtivas e fáceis.

No mundo, mais de cinco milhões de pessoas aprenderam esta técnica de meditação que pode ser praticada por pessoas de todas as idades, culturas e religiões.

A técnica da Meditação Transcendental é baseada na tradição Védica de iluminação na Índia. Foi Maharishi quem iniciou há 50 anos a apresentação  da Meditação Transcendental ao mundo.

Maharishi Maheshi Yogi apareceu com destaque no cenário internacional quando os Beatles: John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, foram visitá-lo, em 1968, para aprender sua técnica de meditação.

Os Beatles com Maharishi

A partir dai, as imagens dos Beatles com batas e com guirlandas de flores no pescoço ajudaram a difusão da MT.

Além deles, o cantor britânico Donovan e a atriz americana Mia Farrow ajudaram a elevar o número de seguidores em todo o mundo.

 

Com isso a técnica foi muito estudada e colocada a prova em avaliações científicas para determinar os benefícios práticos para a vida diária.
Nem tudo foram flores no relacionamento com os Beatles.  Maharishi ficou muito incomodado quando soube que eles tomaram drogas na academia de meditação enquanto que John Lenon  abandonou o retiro por não ter gostado de saber de  um possível caso de assedio sexual cometido por Maharishi.

Hoje, muitos artitas e personalidades usam a MT e a divulgam Wagner Moura, no Brasil e David Lynch nos EUA podem ser citados nessa lista.
A técnica faz uso do mecanismo natural inerente da mente e do corpo que é aquietar e repousar profundamente. Durante a prática a mente aquieta-se e torna-se completamente desperta e o corpo repousa mais profundamente do que quando dormimos.

Isso é de grande valor pois expande as funções mentais, revitaliza e rejuvenesce o corpo e elimina estresse, tensões e cansaço. Assim temos mais energia física e estabilidade emocional para realizar as atividades do dia-a-dia. Os resultados são rápidos e aumentam com a prática  o que gera  qualidade de vida e  bem-estar.

Saiba mais sobre essa técnica da Meditação no site da Sociedade Internacional de Meditação.

Share Button

comentários (16)

Deixe um comentário

Voltar para o topo