Você está aqui:Home » Beleza » Mitos e verdades da pele masculina

Mitos e verdades da pele masculina

Mitos e verdades da pele masculina
Share Button

Cada vez mais aceita com naturalidade, a vaidade masculina abre caminho para melhorar a aparência da pele, que, devido às suas especificidades hormonais não reage da mesma forma que a da mulher, apesar de apresentar semelhanças. Uma delas é a formação de estrias, que acontece durante a fase de crescimento ou quando há um aumento rápido da massa muscular e deixa listras horizontais no corpo.

E graças às diferenças na composição química do organismo, o homem demora mais para envelhecer, cerca de dez anos depois da ala feminina. Desvende, a seguir, os mitos que rondam a pele masculina.

A pele masculina é mais forte que a feminina
MITO. Homens e mulheres apresentam a mesma estrutura de pele, o que se difere é apenas a capacidade muscular masculina e os hormônios masculinos, que dão a impressão de uma pele mais resistente à ação do tempo.

O envelhecimento masculino é mais lento
VERDADE. Mesmo tendo estrutura cutânea idêntica, os homens envelhecem mais devagar do que as mulheres, por uma questão meramente hormonal. Enquanto elas costumam envelhecer após os 40 anos, fase em que entram na menopausa, eles começam a demonstrar a passagem do tempo depois dos 50, quando ingressam no período da andropausa.

Homem não tem estria
MITO.  Assim como as mulheres, os homens têm estrias, sim. “É muito comum que eles tenham estrias de crescimento, podendo surgir nos braços e até nas costas. Geralmente, o formato delas é na horizontal, justamente por conta do crescimento”, afirma Helua Mussa Gazi, dermatologista da Clínica Belle Santé. Outro fator que contribui para o surgimento das linhas avermelhadas ou brancas é o ganho rápido de massa muscular, devido a uma rotina pesada de exercícios de musculação associada ao uso de suplementos que leva a pele a ultrapassar o limite de elasticidade e romper as fibras cutâneas.

A pele do homem é mais oleosa
VERDADE. Diretamente ligada à produção da oleosidade, a testosterona faz com que a pele dos homens produza muito sebo e, por consequência, fique bastante propensa ao aparecimento de acne. Por isso, é indicado tratar o problema com produtos que reduzam a tendência à acne, além de limpar diariamente com cosméticos adstringentes e realizar esfoliação periodicamente.

Cosméticos femininos podem ser aplicados na pele masculina
Mito. Devido ao homem possuir a pele mais oleosa e densa, os produtos aplicados no rosto e no corpo não devem ser compartilhados com a mulher. Hidratantes em gel são indicados, pois ajudam a regular a produção sebácea enquanto amaciam e nutrem.

Quando são manipulados, os cosméticos podem contar com ácido hialurônico para hidratar, substâncias estimuladoras de colágeno, além de antioxidantes como as vitaminas C e E.

PURA VERDADE. Apesar de terem a composição do organismo distinta da mulher, os homens não estão livres das estrias, marcas na pele que são formadas pelo estiramento das fibras na fase de crescimento ou quando há ganho repentino de massa muscular. Além disso, a pele deles é mais oleosa e envelhece mais lentamente, por isso não podem compartilhar dos cosméticos delas. Como você cuida da sua pele? Deixe seu depoimento nos comentários.

Fonte: Terra

Share Button

comentários (1)

Deixe um comentário

Voltar para o topo