Você está aqui:Home » Atividade Física » Movimentar o corpo durante o trabalho melhora o bem-estar

Movimentar o corpo durante o trabalho melhora o bem-estar

Movimentar o corpo durante o trabalho melhora o bem-estar
Share Button

Quando usamos uma máquina ou uma ferramenta para fazer algo para o qual ela não foi projetada, há grandes chances de danificarmos algo, não é mesmo? O mesmo acontece com o nosso corpo.

O homem – assim como os demais animais – tem um corpo adaptado para viver em movimento. Os nossos ancestrais passavam o dia caçando, mudando de lugar, construindo coisas. Com o tempo, o ser humano foi evoluindo e construindo artefatos que otimizam o seu dia-a-dia.

Atualmente, o trabalho e a tecnologia fazem com que passemos o dia praticamente sem nos movimentarmos. O deslocamento é feito através de automóveis. Para subir em um prédio, temos elevadores. Até para trocar o canal da TV não precisamos mais sair do sofá.

Embora tudo isso nos traga conforto, também traz problemas para o nosso corpo. O excesso de sedentarismo atrofia os músculos, acumula gordura, prejudica o sistema circulatório. Muitos não têm tempo para freqüentar uma academia ou praticar exercícios físicos regularmente. O que fazer então?

A dica é movimentar-se durante o dia. No trabalho, por exemplo, em vez de passar quatro horas direto sentado na cadeira em frente a um computador, procure levantar-se de hora em hora. Estique as pernas, espreguice-se, ande um pouco pelo escritório, tome um copo de água.

Se tiver que ir a um andar diferente, opte pela escada em lugar do elevador. Faça alguns alongamentos durante o dia de trabalho. Cada vez que você põe o corpo em movimento, está acordando um pouco os músculos adormecidos pelo sedentarismo. O organismo agradece e, como recompensa, você vai começar a se sentir melhor durante o dia.

Share Button

Deixe um comentário

Voltar para o topo