Você está aqui:Home » Geral » Novo IMC compara cintura com altura

Novo IMC compara cintura com altura

Share Button

O IMC (ou índice de massa corpórea) foi criado para uma melhor orientação do público em geral sobre o seu peso em relação a sua altura, resumindo, se a pessoa está gorda ou magra.

É uma formula matemática com objetivo de sinalizar a magresa excessiva, obesidade ou a obesidade mórbida.

Seu cálculo é simples:

  • IMC = peso / (altura * altura) ou
  • IMC = peso / altura²

O seu peso (em kilos) dividido pela sua altura ao quadrado (altura vezes altura).

Na verdade, não é tão simples assim: É necessário ponderar diversas variáveis como idade, sexo, histórico de crescimento, etnia e possíveis doenças.

A OMS define tabelas de IMC para muitos grupos diferentes e, mesmo assim, é recomendável que um profissional que possa considerar, também, o histórico de crescimento e saúde da pessoa possa indicar a faixa de peso ideal.

Assim, tudo que você encontrar no EuMeSintoBem e em outros sites devem ser considerados apenas como valores referenciais.

Agora, uma pesquisa britânica determinou que a circunferência da cintura tem de medir, no máximo, metade da altura da pessoa.

Isso, para  que se possa melhor prever,  para a pessoa que está sendo medida, o risco de doenças do coração e diabetes. Assim, essa nova medida pode substituir a tradicional mostrada acima.

A conta sugerida pela pesquisa da médica Margaret Ashwell, da Universidade Oxford Brookes, é  mais simples que a atual: a circunferência da cintura deve ser, no máximo, a metade da altura.

Se uma pessoa tiver 1,80 m de altura, sua cintura deve ter até 90 cm. Se tiver mais do que isso é sinal de risco.

 

Nova forma de cálculo do IMC para medir a obesidade. Fonte: Folha Imagem

Não é nova a ideia de medir a cintura para ver risco cardíaco. O que é novo é considerar a altura.

Os estudos analisaram 31 trabalhos, envolvendo um total de 300 mil pessoas de diferentes etnias para encontrar a proporção máxima da cintura. O resultado do trabalhos  já está ganhando a atenção de profissionais da área em muitos países, incluindo o Brasil.

Para manter a circunferência da cintura na medida certa e assim, aumentar a expectativa de vida é necessário manter uma alimentação saudável e a praticar exercícios físicos regularmente.

Share Button

comentários (13)

Deixe um comentário

Voltar para o topo