Você está aqui:Home » Nutrição » O incrível poder do gengibre

O incrível poder do gengibre

O incrível poder do gengibre
Share Button

O gengibre é um alimento incrível e possui diversos benefícios. Conheça aqui os 3 principais

Se você gosta de frequentar restaurantes japoneses, com certeza já percebeu a presença desta iguaria nos pratos. Usado, nesse caso, para ornamentar e dar mais sabor aos alimentos, ele é uma raiz de origem asiática. A verdade é que pouca gente usa ou conhece os fantásticos benefícios do gengibre. Se você é uma dessas pessoas, sinta-se privilegiada, pois você pode conhecer aqui alguns deles:

1. Propriedades Medicinais do Gengibre

Talvez você não saiba, mas o gengibre já vem sendo usado como um remédio natural há milênios, e hoje já existem tanto pesquisas complexas quanto estudos menores que reforçam essas práticas terapêuticas. Em sua composição, há uma substância responsável por isso chamada gingerol, que também é a razão pela qual tem um sabor tão excêntrico. São algumas de suas qualidades:

  • Antioxidante;
  • Anti-inflamatória;
  • Antibacteriana e
  • Anti-fúngica.

A inflamação é uma reação natural e comum do corpo para se curar de várias coisas. Mas muitas pessoas lidam frequentemente com reações inflamatórias anormais, e para preveni-las é muito importante aumentarmos o consumo de alimentos anti-inflamatórios.

2. Gengibre para Cólicas Menstruais

A partir de alguns estudos preliminares, foram coletadas evidências que indicam a eficácia da raiz nesse tipo de tratamento. Em um deles, realizado na Universidade de Ciências Médicas de Shahid Beheshti, entre os anos de 2006 e 2007, 150 mulheres foram orientadas a tomarem 1g de gengibre nos 3 primeiros dias de sua menstruação, o que surtiu um efeito tão poderoso quanto os remédios mais habituais.

Isso é por causa da capacidade de reduzir a inflamação e aumentar a circulação sanguínea de alguns componentes analgésicos do gengibre, como o zingibereno. O efeito também vale para dores de cabeça, nas costas e outras.

3. Gengibre para Emagrecer

Nosso corpo necessita consumir energia para exercer qualquer função, inclusive a digestão. E isso pode ser usado a nosso favor. Os alimentos termogênicos necessitam de um gasto energético maior, o que aumenta a temperatura corporal, acelera o metabolismo e, consequentemente, queima gordura. O gengibre se enquadra nessa categoria, pode (e deve) ser utilizado para emagrecer. Mas somente, claro, se seu consumo estiver aliado a bons hábitos alimentares e a prática de atividades físicas.

Por Henrique Shigemori originalmente para Dr. Rocha

Share Button

Deixe um comentário

Voltar para o topo