Você está aqui:Home » Nutrição » Pesar a comida é uma boa ideia?

Pesar a comida é uma boa ideia?

Share Button

O que não se mede não se controla, já diriam os economistas. A partir desse conceito, podemos nos perguntar: será que preciso ficar anotando e pesando minha comida para poder perder peso?

A resposta, como sempre, é depende. Se você está por exemplo em uma situação de obesidade, colocando em risco a própria vida, e recebeu uma dieta de restrição de calorias de um nutricionista, então é bom seguir à risca o que está sendo determinado. Não há como saber exatamente quanto você está comendo se não medir, principalmente se estiver comendo comida de verdade (verduras, frutas, carnes, sementes etc.) e não enlatados, encaixotados e outros alimentos artificiais.

Outro caso é se você é uma pessoa muito determinada e está querendo realmente saber se por meio da restrição de calorias vai chegar ao seu objetivo. Nesse caso, as pequenas balanças de cozinhas e um caderno ou um site para registrar e acompanhar suas refeições são boas pedidas.

Agora se o seu caso é de precisar perder um ou dois quilos, talvez tanto controle seja desnecessário. Uma pequena redução nas quantidades – prestando atenção ao equilíbrio nutricional – e um aumento no ritmo dos exercícios podem ser suficientes para atingir a meta, sem ter que controlar tão de perto o que se come.

O bom senso e o acompanhamento de profissionais da área médica, de nutrição e de educação física são os melhores caminhos para tirar esse tipo de dúvida.

Share Button

comentários (10)

Deixe um comentário

Voltar para o topo