Você está aqui:Home » Bem-Estar » Tá difícil permanecer acordado?

Tá difícil permanecer acordado?

Tá difícil permanecer acordado?
Share Button

Sono diurno pode ser sinal de hábitos alimentares pouco saudáveis, bem como de distúrbios sérios nos sistemas respiratório e hormonal.

1.

Demoro para adormecer e sinto sono no dia seguinte

Você pode estar sofrendo de insônia, sintoma cuja causa varia de problemas físicos, passando por ansiedade e estresse, à falta de “higiene do sono”.

Nesse último caso, é preciso criar um ambiente de repouso livre de ruídos e pouco iluminado, bem como evitar o consumo de bebidas alcóolicas à noite.

2.

É acompanhada de prisão de ventre

É possível que seja um quadro de hipotireoidismo. Trata-se de um distúrbio hormonal que torna o metabolismo muito mais lento. Outros sinais relacionados ao problema são: pulsação lenta, face inchada e voz rouca. Se não tratado, pode acarretar anemia e até insuficiência cardíaca.

3.

Reclamam que eu ronca demais à noite

Há uma grande possibilidade de ser apneia obstrutiva do sono. É uma síndrome causada pela obstrução das vias superiores.

Enquanto dorme, o portador é acometido de pausas repetidas na respiração. Por conta disso, ele não consegue atingir o sono reparador e acaba sofrendo de cansaço e sono excessivo durante o dia. Sabe-se que o hábito de fumar e o consumo exagerado de álcoolpodem agravar o quadro.

4.

Comecei a ter a sensação depois que engordei muito

A obesidade está diretamente relacionada à apnéia obstrutiva do sono, pois o acúmulo de gordura na região cervical ajuda a obstruir as vias respiratórias. O hipotireoidismoé outra complicação que resulta tanto em ganho de peso quanto em sonolência.

5.

Aparece quando eu não bebo café

A cafeína atua como estimulante do sistema nervoso central. Por conta disso, muitas pessoas utilizam bebidas à base dessa susbstância para ficar acordadas. Porém, o consumo excessivo e crônico da caféina faz com que o organismo acostume-se com ela. Dessa forma, quando deixa de bebê-la, o indivíduo pode sentir-se sonolento.

6.

Surgiu depois que comecei a tomar um medicamento

Quando administrados em dosagem incorreta, alguns remédios causam sonolência diurna. É o caso dos hipnóticos e antidepressivos. Além disso, muitos fármacos são metabolizados pelo fígado ou pelos rins. Problemas nesses órgãos fazem com que as substâncias circulem no corpo por mais tempo, o que desencadeia o incômodo.

Créditos: Viva Saúde
Share Button

Deixe um comentário

Voltar para o topo